top of page
DeborahWerling_05663.jpg

 

 

Ref. 05663

GANESHA

Coragem me envolve

A vida me brinda

A névoa dissolve

Na sorte bem-vinda.

para abrir bons caminhos.

Filho de Parvati, deusa do amor e da fertilidade, e de Shiva, o deus da transformação, Ganesha tinha forma completamente humana. Shiva havia saído para uma jornada antes do nascimento de Ganesha, então, pai e filho não se conheciam. Parvati pediu para seu filho que guardasse a entrada de seu quarto enquanto ela estivesse tomando banho. Quando Shiva voltou da viagem, ansioso em rever a esposa, encontrou Ganesha em guarda, impedindo sua passagem. Eles lutaram bravamente e, por fim, Shiva cortou a cabeça de Ganesha. Parvati, ao ver o corpo de seu filho amado no chão, ficou tão furiosa que se mostrou capaz de destruir o mundo. Shiva, então, decidiu reviver Ganesha, usando a cabeça do primeiro animal que encontrou: um elefante. Assim surgiu uma das mais tradicionais figuras da cultura Hindu, que guarda a entrada dos templos e das casas, para que entre somente o que for bom.

DeborahWerling_05657.jpg

 

 

Ref. 05657

DeborahWerling_05658.jpg

 

 

Ref. 05658

Ganesha evoca sabedoria, prosperidade, boa sorte e a remoção de obstáculos.

DeborahWerling_05656.jpg

 

 

 

Ref. 05656

Assim como a maioria das iconografias religiosas, Ganesha é uma figura complexa e cheia de simbolismos. A cabeça de elefante, representa inteligência e bons pensamentos. As grandes orelhas lembram que ouvir com atenção é essencial. A tromba flexível remete à adaptabilidade, enquanto o corpo farto fala da capacidade de digerir qualquer situação com calma.

DeborahWerling_05661.jpg

 

 

 

Ref. 05661

DeborahWerling_05662.jpg

 

 

 

Ref. 05662

Ganesha tem quatro braços. A primeira mão segura um machado, para quebrar qualquer obstáculo. A segunda, traz uma lótus de mil pétalas, representando a elevação espiritual. A terceira, oferece doces, simbolizando o prazer da recompensa de cada vitória. A quarta mão se mantém aberta em sinal de bênção e de proteção.

 

 

 

Ref. 05664

DeborahWerling_05664.jpg

 

 

 

Ref. 05664

DeborahWerling_05666.jpg

A presença de apenas uma das duas presas, revela a ruptura da dualidade da vida. As coisas não precisam ser necessariamente boas ou ruins. O que realmente importa são as atitudes tomadas durante a jornada.

Na representação clássica, Ganesha aparece sentado com um pé sobre o joelho oposto enquanto o outro pé toca o chão, mostrando a importância de manter a consciência atenta, tanto ao que é material, quanto ao que não se pode tocar, como o intelecto, os sentimentos e o mundo espiritual.

DeborahWerling_05667.jpg

 

 

Ref. 05667

DeborahWerling_05668.jpg

 

 

 

Ref. 05668

Ao lado da divindade elefante, um rato representa o desejo, vetor que impulsiona a atitude humana. O roedor também se refere à capacidade de penetrar nos caminhos mais profundos da mente.

DeborahWerling_05669.jpg

 

 

 

Ref. 05669

DeborahWerling_05670.jpg

 

 

Ref. 05670

Que Ganesha seja um símbolo que te inspire a lembrar sempre o quanto a sua vida é valiosa e merecedora de proteção. Que nada te impeça de viver a felicidade. Que as melhores portas se abram sempre na hora certa e que a sabedoria, a sorte e a prosperidade te acompanhem.

 

Aproveite a jornada.

bottom of page